A Igreja Matriz da Paróquia Divino Espírito Santo, está decorada e enriquecida com mensagens da catequese, para que o povo de Deus “vendo”, lembre-se dos mistérios da salvação, narrados com linhas, imagens, cores, palavras, símbolos, desenhos e mesmo pela estrutura arquitetônica.
A dedicação do nome do Espírito Santo dado à nova Paróquia se deve a um grupo de pessoas que trabalhava e rezava pelas vocações. Foi talvez este, um sinal profético da destinação desta igreja que no futuro seria um centro, em Brasília, marcado pela oração Rogacionista, que implora a Deus por mais Apóstolos.
O arcebispo de então, Dom José Newton de Almeida, acolheu a sugestão e, o título da nova igreja ficou consagrada ao Divino Espírito Santo. Oficialmente a Paróquia foi instituída aos 25 de março de 1973, quando no mesmo dia o Arcebispo Dom José Newton em cerimônia solene, ao ar livre punha a pedra fundamental da nova Igreja e a entregava aos cuidados pastorais dos Padres Rogacionistas do Coração de Jesus, representados pelo Provincial Pe. Antônio Chirulli.


O Projeto do templo preparado pelos técnicos da SHIS (Sociedade Habitacional de Interesse Social) se demonstrou muito pequeno para uma grande população de católicos. Se procedeu então a um novo projeto e, somente depois de ter superado muitas dificuldades, se procedeu novamente ao lançamento da pedra fundamental, em 1979, ainda pelo Arcebispo Dom José Newton, assessorado novamente pelo Pe. Antônio Chirulli que, no entanto, se tornaria pároco depois do Pe. José Vilardi e do Pe. Alberto Oselin.
Quando foram aprontados o subsolo e a capela, as liturgias deixaram de ser celebradas num barracão, sendo que no final de 1985 a igreja estava quase terminada, como consta da data crava na soleira da entrada principal. A solene inauguração foi feita aos 12 de Julho de 1987 pelo Cardeal Dom José Freire Falcão com imensa participação de fiéis vindos também do Plano Piloto, sendo Pároco o Pe. Guido Mottinelli, e Vigário, o incansável Pe. Salvotore Sottile.
A Paróquia Divino Espírito Santo, corresponde a 37ª Paróquia da Arquidiocese de Brasília, que foi desmembrada da Paróquia “São Paulo Apóstolo” (Guará I), limitando, ao norte, pela Paróquia “mãe”, ao sul, pela Paróquia de São João Bosco (Núcleo Bandeirante), a leste pela do Santo Cura D´Àrs e São José Operário (Candangolândia) e a oeste, pela São Vicente de Paulo (Taguatinga).
No dia 01 de Janeiro de 1992, foi desmembrada da Paróquia, a comunidade “Maria Imaculada” (Quadras externas 24 a 28 e de 13 a 17) e no dia 08 de dezembro de 1996 foi também desmembrada a comunidade “Santíssima Trindade” (Quadra 38) que se tornaram Paróquias.
No próximo dia 13 de maio de 2018, está previsto o lançamento da Pedra Fundamental para a criação da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Pólo de Modas.